sexta-feira, 18 de abril de 2008

Campos de Mistérios - Novas Telas

Estas são imagens das duas telas que foram expostas no Center Vale Shopping, em S. José dos Campos, na exposição coletiva "Parceiros". Marcam o reinício de meu trabalho com arte e são o prosseguimento de uma série de pinturas com o mesmo tema, onde a paisagem, que são reminiscências da memória e do meu imaginário, são o mote para construção de novos objetos.

Vejam na postagem "Campos de Mistérios" e outras anteriores, algo mais sobre este trabalho.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Detalhe


Estou terminando as duas telas que estarão na mostra "Parceiros". Assim que estiverem prontas, publicarei aqui as imagens. Por enquanto, deixo uma amostra, um detalhe de uma delas.

Campos de Mistérios

Marcando minha volta à pintura, participarei de uma exposição coletiva, junto de 11 outros artistas da região do Vale do Paraíba, no Center Vale Shopping, em São José dos Campos, SP (vejam o convite abaixo). Continuando do ponto onde havia parado, há cerca de 2 anos, volto ao tema paisagem, ainda com uma série de lugares que chamo "Campos de Mistérios".
O texto abaixo fala um pouco disso.

“Campos de Mistérios” são, antes de tudo, resultados de intuição. Estão relacionados com busca, ou melhor, com um espreitar, pois, no fundo, há um desejo de permanecer perseguindo o indecifrável, ficando no limiar da revelação. Querem ser instantâneos de lugares pertencentes à certa geografia – a do inconsciente, da memória (que pode ser muito remota) e de lugares percorridos de verdade. Mas não precisam mais estar conectados a qualquer realidade, pois, materializados, já são ficção.

A prospecção desses campos ou paisagens começa na sua observação, concentrada naquilo que se destaca do cenário, geralmente no que não pertence àquele lugar e que está ali de passagem, às vezes por fração de segundo. Registrado, começa a construção em ateliê. Esboço, camadas de tinta, pigmento e água que começam tênues e vão se espessando. Reconstrução da imagem, sobreposições, deixando o rastro, os subterrâneos, o passado da pintura. O esforço é fazer o trabalho árduo parecer natural, disfarçar a dureza do processo em resultado que fale de atmosfera ou de coisa sutil, revelando clima e resvalando no mistério.

Exposição "Parceiros"


Olá amigos,

Todos estão convidados para a abertura (com coquetel) da exposição coletiva "Parceiros", no Center Vale Shopping, em São José dos Campos, no dia 17 de abril (quinta feira) às 19h. Exibirei 2 trabalhos recentes, junto com outros 12 artistas. A mostra permanecerá até o dia 04 de maio.
Conto com a sua presença.